Morte do Senhor ABDIAS NASCIMENTO!

O inicio de uma nova renovação “negra” Brasileira e o fim de uma brilhante trajetoria histórica de vida! 
Morreu nesta terça-feira 24 de Maio de 2011, aos 97 anos, no Rio de Janeiro, o ex-senador Abdias Nascimento. Nascido em Franca, interior de São Paulo, em 1914, Abdias foi pioneiro do movimento negro no Brasil.

Elisa Larkin e a primeira Americana branca Co-Fundadora e atual Presidente da Organização do Movimento negro no Brasil(IPEAFRO).
Foto:Abdias Nascimento, esposa Elisa Larkin e filho herdeiro do casal, Osíris Larkin do Nascimento.

ELISA LARKIN NASCIMENTO é doutora em psicologia pela USP e mestre em direito e em ciências sociais pela Universidade do Estado de Nova Iorque. Co-fundadora e atual diretora presidente do IPEAFRO – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros, idealizou e organizou o curso “Sankofa: Conscientização da Cultura Afro-Brasileira” na PUC-SP e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente coordena é curadora do projeto Tradição, Identidade e Resistência, com o qual o Ipeafro está organizando o acervo de Abdias Nascimento para exposição e consulta bibliotecária, e é curadora da exposição Abdias Nascimento Memória Viva (Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, 2004-2005; Galeria Athos Bulcão, Brasília, e Caixa Cultural Salvador, 2006). É autora de várias obras publicadas, em inglês e português, entre eles The Sorcery of Color: Identity, Race, and Gender in Brazil (2007), African Descendants in Brazil (2004), O sortilégio da cor: Identidade, raça e gênero no Brasil (2003), Sankofa: Matrizes africanas da cultura brasileira (1996), A África na escola brasileira (1993), Pan-africanismo na América do Sul (1981).

Anúncios
Esta entrada foi publicada em maio 25, 2011 às 1:28 am e está arquivada sob abdias nacimento movimento negro, abidias morte, abridas nascimento morreu, casamento intracial, elisa larking nascimento, lider branca do movimento negro. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: